COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E MULHERES EMPREENDEDORAS

Todos nós sabemos que algumas atividades econômicas, por décadas, até séculos, foram reservadas à atuação exclusiva do gênero masculino. Hoje, há inúmeros exemplos de gestões capitaneadas por mulheres nos mais diversos ramos, com experiências extremamente exitosas. Em face a tantos casos dignificantes, não há justificativa para embaraço ou entrave à atuação da mulher, seja em qualquer ramo ou atividade que já desenvolva ou queira desenvolver.

O momento atual exigirá ainda mais dessas mulheres, gestoras, líderes, atuantes profissionalmente, uma boa competência comunicativa, como meio de solucionar ou mesmo de amenizar eventuais danos decorrentes das incertezas que atravessamos e iremos atravessar. Há que se agir (e se comunicar) com decisão, parcimônia, compreensão, rapidez, respeito e zelo pelos semelhantes, sejam eles colaboradores, fornecedores e, principalmente, clientes.

Dada a importância do tema Competência Comunicativa No Mundo Corporativo, a SPV Eventos organizou no dia 11 de março de 2020 o evento “Impact Woman”, para mulheres empresárias e empreendedoras. Na ocasião, discorremos sobre a importância da comunicação assertiva e expressiva, e o reflexo desta na imagem profissional e na forma de liderar. Foram contemplados aspectos que se revelam indispensáveis ao pleno exercício da liderança nos momentos de comunicação no ambiente laboral, tais como, expressividade corporal e vocal (que se refere ao como dizer), conteúdo (que se refere ao que dizer) e escuta ativa,

Ressaltamos inicialmente a importância da expressividade corporal, que se compõe da expressão facial, dos gestos, do olhar, da postura corporal e até da forma de andar e de apertar a mão do interlocutor. De acordo com pesquisas científicas, o corpo corresponde a 55% da habilidade para falar, seguida de 38% da voz e apenas 7% do conteúdo.

Abordamos também a expressividade vocal, que consiste no aprimoramento da utilização dos recursos vocais como instrumento de uma comunicação expressiva com o bom uso da entonação, pausas, ênfases, velocidade de fala, articulação (dicção), intensidade (volume) e pitch (tom de voz).

No que se refere ao conteúdo, ainda que represente apenas 7% da habilidade para falar, é importante utilizar-se das palavras corretas, observando a linguagem adequada, evitando o uso de palavras negativas e que transmitam insegurança, jargões, termos excessivamente técnicos e palavras imperativas. Ainda cabe ressaltar que a comunicação efetiva deve ser sucinta, sendo objetiva; específica, não perdendo o foco; e generosa, ao se colocar de forma empática à comunicação do outro.

Tão importante quanto a habilidade para falar é a habilidade para escutar, devendo também ser aperfeiçoada, pois cada vez mais estamos expostos a distrações, principalmente ligadas as inovações tecnológicas que nos levam a estar menos no presente, comprometendo a escuta ativa, fundamental para identificarmos o que pensam aqueles a quem nos dirigimos e quais as suas reais necessidades.

Faz-se necessário, portanto, que ajustemos a todo momento a conversação, dedicando à devida atenção à escuta, para que se tenha uma comunicação efetiva. A líder tem na escuta ativa uma ferramenta extremamente valiosa na identificação dos problemas da equipe e com isso ser possível traçar as devidas estratégias de soluções.

Por fim, é importante esclarecer que a comunicação, ao contrário do que muitos pensam e divulgam, não é exatamente um dom. Trata-se de habilidade aprendida e desenvolvida ao longo da vida e que pode ser aperfeiçoada por meio de técnicas com profissionais competentes a esta demanda.

É chegada a hora! Pratique. Aperfeiçoe. A comunicação é um pilar fundamental de qualquer empresa. Não deixemos de dar-lhe a devida importância.

Jamile Vasconcelos
Fonoaudióloga. Consultora em comunicação humana e performance vocal pela Dialog Consultoria. Coach pela Results Coaching System e especialista em voz e em motricidade orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE.

2020

Impact Woman 107

« 1 de 231 »

2019

Impact Woman 10

« 1 de 42 »